Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

24a Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal


Estamos nos aproximando da próxima edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM), que será em janeiro de 2018, nos dias 22 a 26. Nesta próxima edição chegaremos à 24ª EVQFM, uma marca importante se considerarmos que foi organizada ano após ano, consecutivamente, sem nenhuma falha! Esta iniciativa começou num janeiro de 1994, com a expectativa de se criar um fórum de disseminação e atualização da Química Medicinal. Este fórum pretendia ser capaz de promover esta disciplina e contribuir para uma definição de sua identidade. À época, os programas de Química Medicinal nos cursos de graduação de Farmácia, onde era ministrada em sua esmagadora maioria, compreendia diversas abordagens, não poucas vezes, acomodando-se à formação específica do docente responsável. Havia uma enorme distância entre o que estabelecia a ementa da disciplina e seu efetivo conteúdo. Entretanto, estes detalhes pertencem ao passado e contrariam a intenção desta postagem que é alertá-los para o início das inscrições na 24ª EVQFM, a partir de 01 de setembro, no site da Escola: www.evqfm.com.br. A estrutura desta 24ª EVQFM continua fiel à sua fórmula geral: cursos-curtos + conferências. Dentre os cursos-curtos desta edição, teremos os já considerados clássicos, sobre os “Fundamentos da Química Medicinal e sobre os aspectos do “Metabolismo de fármacos: aplicações na toxicologia e interações medicamentosas” com suas repercussões na biodisponibilidade dos fármacos. Estes dois cursos básicos, em nível de graduação (G), serão ministrados pelos Professores Carlos Alberto M. Fraga e Lídia Moreira Lima, do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), respectivamente. O elenco de cursos-curtos da programação da 24ª EVQFM, se completará com uma novidade, o curso denominado: “Causos do LASSBio em Química Medicinal”, ministrado pelo Professor Eliezer J. Barreiro. A ideia deste curso é tratar de reunir alguns dos resultados de sucesso em projetos de pesquisa sobre a descoberta de novos compostos-protótipos, candidatos a novos fármacos do LASSBio e apresenta-los através de linguagem coloquial, temperada de detalhes e curiosidades que não cabem em publicações, dissertações ou teses! Este minicurso será acessível à graduação (G) e pós-graduação (PG). O elenco de cursos-curtos desta 24ª edição, terá mais uma novidade. O curso ministrado pela Professora Luzineide Wanderley Tinoco do IPPN da UFRJ, sobre “Aplicações de RMN em Química Medicinal”, este mais voltado à PG. Outro Colega docente do IPPN-UFRJ, o Professor Paulo Roberto Ribeiro Costa oferecerá o curso “Síntese Orgânica Medicinal”, incluído nesta Programação, atendendo às sugestões dos participantes de edições anteriores. O elenco de cursos se concluirá com o de “Farmacologia”, ministrado pela Professora Bagnólia  Araújo Costa, da UFPb.

Esta diversificada programação ilustra e retrata o caráter interdisciplinar da Química Medicinal.

Como de praxe, a Programação desta 24ª EVQFM inclui seu ciclo de conferências, que  nesta edição contará com cinco conferencistas, a saber: Professor Arthur Eugen Kummerle, UFRRJ; Dr Andrew Elliott Greene, Université de Grenoble-Alpes, FR; Dr Gabriela Barreiro, Eurofarma, SP; Professora Márcia Paranho Veloso da UNIFAL, MG; Professor François Germain Nöel do ICB da UFRJ. Como sempre, as conferências são abertas ao público e ocorrem às 11h30 de cada dia da semana da 24ª EVQFM. Confira os títulos na Programação, disponível a partir de 01 de setembro no site.

Não custa lembrar que no último dia, está prevista uma visita guiada ao LASSBio do ICB da UFRJ e uma sessão de encerramento, onde os professores estarão presentes para bater um papo com os participantes.

A 24ª EVQFM está imperdível! Venham!! Participem!!!
Muito obrigado por lerem!